Cuide gastando pouco

como cuidar de um animal gastando poucoÉ possível ter um animalzinho gastando o mínimo possível e ainda assim provendo tudo que ele necessita pra ser um cão saudável e feliz. O principal é dar atenção, carinho e amor.
 
 
Alimentação
 
O alimento ideal para um cão ou gato é a ração. Ela deve ser pouco “colorida”, pois quanto mais cores tiver, mais corantes tem, e isso pode fazer mal para o animal a longo prazo.
 
A ração deve ser fornecida 3 vezes ao dia, se for para um filhote e 2 vezes ao dia, se for para um animal já adulto.
 
Forneça sempre água fresca, em um pote limpo. Troque a água pelo menos duas vezes ao dia.
 
Alguns alimentos podem ser misturados à ração, para fazer render. Veja abaixo o que um animal pode comer e o que não pode comer de jeito algum!
 
Alimentos permitidos: Arroz cozido, batata cozida, casca de batata cozida, mandioquinha cozida, vagem, abóbora, abobrinha, jiló, cenoura, casca de cenoura cozida, couve, escarola, beterraba, casca de beterraba cozida, salsinha fresca, coentro, batata doce cozida, casca de batata doce cozida, chuchu, inhame cozido, fubá cozido (angú), banana, maçã, mamão, carne cozida, frango sem osso cozido, pescoço de frango cozido, bofe cozido, miúdos de frango cozidos. Tudo que for cozido deve ser sem sal e sem tempero.
 
Alimentos proibidos: Ossos cozidos (com exceção do pescoço de frango), chocolate (é altamente venenoso), açúcar, frituras, alho em excesso, cebola, chá preto, café, abacate, bebidas alcoólicas, pimenta, uva e uva passa, adoçantes, refrigerantes, folhas e caules de tomate, folhas de abacate, folhas e caules de batata, ruibarbo, folha de berinjela, folha de beterraba, sementes de frutas e frutas cítricas (laranja, limão).
 
Alimentos a serem evitados, mas podem ser dados raramente: Feijão, pão, leite, ovo cozido (pode dar um ovo por semana).
 
Receita para misturar com a ração: Faça uma panela de angú, sem tempero, misture cascas de legumes picadas (lave apenas com água antes de colocar na panela) e bofe picadinho. Cozinhe tudo muito bem. Pode fazer um panelão, que dê pra uma semana. Coloque na geladeira e misture na ração do seu animal. É um alimento muito nutritivo e faz a ração render bastante.
 
 
Vacinação
 
Procure vacinar seu cão e/ou gato todos os anos.
 
As campanhas de vacinação oferecidas pela prefeitura são apenas da vacina contra a raiva.
Leve seu cão em um veterinário e peça uma vacina chamada V8 ou V10. Ela custa em tornode 40 reais e protege seu cão de graves doenças, durante o ano todo.
 
Nos meses antes do verão, costuma ter surto de cinomose na cidade. Essa é umadoença que acomete apenas cães e pode matar ou deixar o cão com seqüelas (semandar, com tiques nervosos). A vacina V8/V10 protege contra esta doença.
 
Para os gatos também existe uma vacina anual, chamada quádrupla. Essa vacina também protege contra várias doenças que acometem os gatos.
 
 
Castração
 
A castração de fêmeas e machos é um ato de amor para seu animal!
 
Não deixe de castrar, principalmente as fêmeas, e evite as crias indesejadas.
 
Existem veterinários que fazem castração a um preço menor. Caso queira castrar seu animal de estimação, consulte-nos para que possamos indicar um veterinário que castre a um preço mais em conta.
 
Benefícios da castração:
• Diminui o risco de doenças nas vias uterinas e do câncer de mama;
• Elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio
• Elimina o risco do câncer dos órgãos genitais;
• Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
• Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
• Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento;
• Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio;
• Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.
 
 
Cuide bem do seu animal de estimação
 
Forneça alimentação diariamente, água fresca, abrigo do sol nos dias de calor, abrigo da chuva e do frio durante o inverno.
 
Dê banhos com sabão de coco, pelo menos uma vez ao mês.
 
Mantenha a casa sempre limpa, recolhendo os dejetos (cocô) do seu animal. Lave com água os locais onde ele faz xixi. Desta forma, você evita a infestação de moscas no ambiente.
 
Dê muito carinho ao seu animal. Respeite-o e nunca o maltrate! Ele vive menos que você e cada momento que você se afasta dele pode parecer uma eternidade para seu melhor amigo! Aproveite os momentos ao lado dele!